Os efeitos dos números frios da pesquisa IPEC na Paraíba: Pedro e Efraim ameaçam Veneziano e Ricardo; só João escapa
Os efeitos dos números frios da pesquisa IPEC na Paraíba: Pedro e Efraim ameaçam Veneziano e Ricardo; só João escapa

A última pesquisa de opinião pública na Paraíba do IPEC (ex-Ibope) divulgada pela Rede Paraíba de Televisão apresenta um quadro em que os candidatos Pedro Cunha Lima e Efraim Filho geram ameaça concreta às candidaturas de Veneziano Vital e Ricardo Coutinho, respectivamente. Nesse contexto, o candidato à reeleição aparece liderando com 35% das intenções de voto.

No caso da disputa para o Governo, a campanha de Pedro Cunha Lima comemora desde ontem com números dele apontando 20% contra 15% em favor de Vené – uma diferença de 5%, enquanto Nilvan Ferreira aparece com 14%. Observe-se que o candidato à reeleição, João Azevêdo, se mantém com 35% na pesquisa, portanto, continua liderando.

Neste cenário, conclui-se, que faltando apenas uma semana para a votação, na Paraíba a projeção é de que João Azevêdo dispute o segundo turno com Pedro Cunha Lima.

NO SENADO, A AMEAÇA A RC

Os novos números do IPEC apontam que o candidato Ricardo Coutinho, até antes disparado, recuou e está agora com 27% em empate técnico com o candidato Efraim Filho, agora aparecendo com 25% isto sendo necessário abrigar a condição de RC estar impugnado. A candidata Polyanna Dutra surge com 12%.


Há que se considerar ainda que a realidade da disputa para o Senado se dá no voto a voto, portanto, apresenta crescimento real de Efraim Filho, certamente também pelos efeitos da difusão de inelegibilidade de Ricardo.

SEGUNDO TURNO

Embora seja preciso admitir que a disputa em segundo turno é outra eleição, pela pesquisa IPEC as projeções de futuro apontam resultado em favor do candidato à reeleição segundo, repito, números frios.

Diz o IPEC –

João x Pedro;

  • João Azevêdo (PSB): 44%
  • Pedro Cunha Lima (PSDB): 36%

João x Nilvan;

  • João Azevêdo (PSB): 54%
  •  Nilvan Ferreira (PL): 26%


João x Veneziano;


  •  João Azevêdo (PSB) : 49%
  • Veneziano Vital do Rêgo (MDB): 29%